Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 6 de abril de 2009

No site do UNFPA: Brasil se prepara para a revisão de Durban

Com a proximidade da Conferência de Revisão de Durban, as reuniões de preparação estão a todo vapor. A exemplo disso, aconteceu, na última quinta-feira (26), em Brasília, um encontro para debater o texto que norteará as atividades de revisão e a participação brasileira no evento.

A Conferência de Revisão, de 20 a 24 de abril na Suíça, tem o intuito de analisar os progressos e avaliar aquilo que os países conseguiram implementar da declaração e do plano de ação da III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlatas, realizada em Durban, em 2001.
As diretrizes da Conferência estão sendo definidas desde 2007 pelos países envolvidos, em reuniões regionais e por meio de Conferências Preparatórias (PrepCom). Na última quinta-feira, durante o encontro convocado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o documento base para a Conferência de Revisão foi analisado por representantes do governo, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e cerca de 40 representantes da sociedade civil.

Na ocasião, foram feitas novas sugestões ao documento. Além disso, os participantes definiram as diretrizes para uma audiência pública sobre o tema, que acontecerá na próxima semana na Câmara dos Deputados. A reunião deve reunir representates da sociedade civil, do MRE, da SEPPIR e do UNFPA.

Segundo a responsável do UNFPA na Área de Saúde Reprodutiva e Direitos, Fernanda Lopes, “a audiência pública do próximo dia 2 de abril, em Brasília, é mais um espaço estratégico para discutir a implementação e o monitoramento das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e à discriminação racial. O governo brasileiro, assim como outros países da região, tem investido na ampliação das ações afirmativas em busca da equidade. No processo de Revisão, a participação e liderança do Brasil são fundamentais”.

Conferência de Durban

A III Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas foi a terceira conferência mundial sobre o racismo. Aconteceu em setembro de 2001, em Durban, na África do Sul e contou com mais de 16 mil participantes, representando 173 países. A conferência resultou em uma Declaração e um Plano de Ação que expressam o compromisso dos Estados na luta contra os temas abordados.

Saiba mais

http://avaliacaodurban2009.wordpress.com/2009/01/

http://www.un.org/durbanreview2009/index.shtml

Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores