Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 6 de abril de 2009

Assembleía Lesgilativa do Estado de São Paulo aprova projeto de lei que cria Dia de Combate á intolerância Religiosa no Estado de São Paulo

LAROIÊ ! EXU
EPA BABÁ!

ESTA MERECE SAUDAÇÃO DE EXU A OXALÁ!!!!!

Vitória para a Comunidade de Terreiro.

Comunicamos que foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei e autoria do Deputado Roberto Felício – PT que cria o “Dia do Combate a Intolerância Religiosa no Estado de São Paulo” com data de 10 de Dezembro, em conexão com o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O projeto é produto do trabalho desenvolvido pelo Coletivo para Articulação com Religiões Afro-Brasileiras, conduzido até Novembro de 2008 por Celso Ricardo Monteiro, referência do mandato para o tema e, uma vez encaminhado aguarda agora pela assinatura do Governador do Estado de São Paulo.
O “Seminário Estado, Religião e Desenvolvimento: A intolerância Religiosa nas veias do Estado Laico” foi uma das ações estratégicas desenvolvidas pró-projeto, pelo mandato, com vistas para o combate a intolerância religiosa vivenciada pelo povo de santo e, ao reunir lideranças de vários seguimentos religiosos, sacerdotes cristãos, ateus, parlamentares, gestores e funcionários públicos de diferentes áreas, discutiu os vários ítens que preconizam o projeto agora aprovado.
É fundamental neste momento, que uma vez o projeto sancionado, as comunidades de terreiro se articulem e toquem os tambores no próximo dia 10 de Dezembro.

“PARABÉNS AO DEPUTADO ROBERTO FELICIO E AS LIDERANÇAS RELIGOSAS DE MATRIZES AFRICANAS QUE PARTICIPARAM DESTE!”

Iyálorixá Cristina d’Osun – Sacerdotisa do Ilê Asé Iyalodê Oyó
Secretária Geral do GVTR: gvtr_secretaria@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores