Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 6 de abril de 2009

Avanço e aampliação: comunica o coordenador da Rede em São Paulo

A benção Senhores membros da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde.

Fomos no dia 21 de março para oficina de capacitação do município de Taubaté, encontro este que seria com 50 lideranças religiosas (“mas com louvor apareceram 35 Babalorixás e Yalorixás”), alguns dos membros já tinham ouvido falar da Rede, mas não sabiam na verdade os seus objetivos.

Existem uma ou duas casas que já fazem algum trabalho em relação à saúde com a comunidade de terreiro.

Após o término da oficina me aplaudiram de pé e todos fizeram um relatório de próprio punho, relatando os aspectos positivos da reunião.O governo foi representado pelo vereador Chico Saad líder do Prefeito na Câmara e, mais uma vez Pai Alessandro e Sra. Delourdes foram muito receptivos.

Percebi a necessidade de fazer alguma coisa para o povo da umbanda, que tem um colegiado muito grande, coisa a ser pensada, gostaria muito de saber a opinião de todos. Há um empasse com relação à data do seminário pois já foram feitas faixas e folder com a data do dia 17 e não dia 18 de abril, precisamos rever isto o mais rápido possível.

Saímos de lá com a possibilidade de agregarmos mais 5 municípios, isto foi muito bom e estou voltando lá para quem sabe fazer uma oficina em Jacareí para outras lideranças. Por enquanto só, beijos, abraços, benção, que Oya e Oxaguian me guardem.

Babalorixá Wagner de Oya Funjó
Coordenador da Rede - Núcleo Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores