Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 20 de abril de 2009

São Bernando do Campo: Rede participa da organização da II Conferência Municipal de Políticas para Promoção da Igualdade Racial


Saudações!

Estou assumindo muitas coisas aqui, espero conseguir dar conta...
Bom, a II Conferência Municipal da Igualdade Racial em SBC, acontece hj e amanhã.
Convidei muitos terreiros da cidade para participar e vou apresentar o trabalho da Rede na programação de sábado.

Fui convidada a participar de um Debate Sobre as Religiões em Combate a Homofobia, Representando os Cultos Afros que,será amanhã dia 18 às 19h na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, no Pátio do Colégio - Centro São Paulo.
Estou indo em nome da Rede e, quem puder comparecer, será uma grande força. Quem está promovendo o debate é a ONG responsável pela Parada Gay de São Paulo.

Não consegui espaço no Conselho Municipal da Saúde da Cidade, mas pelo menos não me botaram pra fora.

Semana que vem tenho reunião com grupo de mulheres da Umbanda que pediram auxílio, para formalizar este grupo, elas não tem ainda um parâmetro, mas não falta vontade. Isto é fundamental, então vamos nessa!

Estou precisando de auxilio da Rede , como material, informação de trabalhos realizados nesses eixos e uma boa encorajada, pois o grupo aqui de religiosos não tem tanta disponibilidade, ainda precisam de mais que empurrão, mas acredito que é assim mesmo no começo.

Desejam-me boa sorte, axé!

Abraços!

Iya Emilia de Oyá
Núcleo São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores