Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 19 de março de 2009

A Rede balança em Campinas

Olá a todos e kolofé!

Estou passando por aqui prá informar a respeito do que vem acontecendo por aqui. Na sexta-feira dia 13/03/2009 aconteceu uma reunião na CEPIR (Coordenadoria Especial da gualdade Racial)na qual estavam presentes Benê Paulino (Cepir), Cesar(Coordenadoria Municipal da Juventude), Pai Moacir de Xango (Presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra), Ekedji Magali e Iyá Cidinha D'Oxum. A reunião aconteceu no sentido de buscar parcerias,ou seja, unir forças e podermos realizar o Encontro de Núcleos em Campinas.
Devo dizer que foi um sucesso e que estamos mais do que nunca trabalhando todos juntos,unidos pelo mesmo ideal, com Mãe Dango e Mãe Kauzele sempre nos dando força.
Nesta terça-feira, dia 18, mais uma vez fomos em busca de apoio, dessa vez em uma reunião na CUT (Central Única dos Trabalhadores). Ekedji Magali e eu, juntamente com dois representantes do Sindicato (Tavares e Clarice),conversamos bastante a respeito do Encontro e da Rede. Mais uma vez conseguimos apoio e um convite prá formarmos um grupo, juntamente com o grupo contra o racismo que já existe lá e assim desenvolvermos um trabalho conjunto.
Na sexta-feira dia 20/03/2009,tenho uma reunião com representantes do Programa Municipal DST/AIDS para discutirmos uma maneira de trabalharmos juntos na Lavagem das Escadarias, nós com a TENDA DA SAÚDE NO TERREIRO e o SUS com a Barraca Itinerante. A princípio vamos trabalhar juntos fazendo a divulgação do trabalho da Rede na prevenção das DST/AIDS e o SUS também, fazendo divulgação dos trabalhos deles, na mesma área,fazendo assim um casamento da Rede com o SUS local.

E assim caminha a humanidade!

É isso aí gente,vamos continuar unidas.

Beijokinhas D'Oxum.
Iyá Cidinha D'Oxum - Núcleo Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores