Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 20 de abril de 2009

Humanização em Saúde: BVS - Biblioteca Virtual em Saúde divulga dicas em Saúde

Elaborada em Agosto de 2008
Fonte: BV - Biblioteca Virtual em Saúde




O que é o HumanizaSUS

A PNH é uma política nacional que busca qualificar modo de atenção e gestão na rede do SUS, incluindo trabalhadores, usuários e gestores. Ela pode ser implantada em qualquer unidade/serviço ou secretaria de saúde. Atualmente existem experiências de implantação em todos os estados do Brasil de forma diversificada, pois a PNH pode atuar em todas as políticas do SUS, aumentando o grau de comunicação entre os grupos (de gestores, trabalhadores, usuários do serviço de saúde) e dentro desses grupos. Dependendo da região possui mais ou menos dispositivos da PNH já implantados ou em processo de implantação. Ela depende da decisão política e também da adesão dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS para existir.

Na prática, como a humanização funciona

A PNH pode ser implantada em qualquer serviço de saúde, como Centro de Saúde, Unidade de Saúde da Família, Serviço de Urgência, hospital, nível central das secretarias de saúde, inclusive, em toda a rede de saúde pública do município, desde que haja compromisso para reorganização do serviço numa outra ótica, ou seja, por adesão à proposta da PNH. Essa proposta se baseia na produção de saúde e produção dos sujeitos envolvidos: trabalhadores, gestores e usuários.

Para implantá-la algumas ações poderão ser desencadeadas para iniciar o processo local, como:

- acessar o site da PNH (www.saude.gov.br/humanizasus ) e conhecer suas cartilhas temáticas e o DOCUMENTO BASE que apresenta seus princípios, diretrizes e método;

- iniciar uma discussão sobre os processos de trabalho, seja num grupo formado apenas por trabalhadores, ou desses com o gestor, podendo ter ainda a participação de usuários;

- entrar em contato com outros serviços que já implantaram um ou mais dispositivos da PNH.

A PNH possui um grupo de consultores que apóia essa implantação de forma sistemática nos estados a partir da demanda, por meio de apresentação da política, participação em fóruns para debates, oficinas de formação sobre os dispositivos. Esse apoio institucional se dá em parceria com a instituição que apresentou a demanda à PNH, para construção coletiva da organização do serviço, a partir dos princípios, diretrizes e dispositivos da PNH.

Há também a Rede HumanizaSUS, que agrega usuários, gestores, trabalhadores da saúde de todo o país, preocupados com as discussões em torno do sistema público de saúde.

Cadastre-se! Rede HumanizaSUS: http://www.redehumanizasus.net

Dispositivos e diretrizes da PNH: As diretrizes da PNH são orientações gerais que expressam o método da inclusão de gestores, trabalhadores e usuários na produção de saúde através de:

o Clínica Ampliada;

o Co-gestão;

o Acolhimento;

o Valorização do trabalho e do trabalhador;

o Defesa dos Direitos do Usuário;

o Fomento das grupalidades, coletivos e redes.

o Construção da memória do SUS que dá certo.

Na prática, essas diretrizes para qualificar e humanizar a atenção e gestão na saúde se dão por meio dos dispositivos:

o Grupo de Trabalho de Humanização;

o Câmara Técnica de Humanização;

o Colegiado Gestor;

o Contrato de Gestão;

o Escuta qualificada;

o Visita aberta e direito a acompanhante;

o Programa de Formação em Saúde do Trabalhador;

o Comunidade Ampliada de Pesquisa,;

o Equipe Transdiciplinar de Referência e de Apoio Matricial;

o Projetos Co-geridos de ambiência;

o Acolhimento com classificação de risco,

o Projeto Terapêutico singular e projeto de saúde coletiva;

o Projeto Memória do SUS que dá certo.

o Ambiência



IMPORTANTE
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.


Fonte: Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização.
http://www.saude.gov.br/humanizasus

Sugira um tema: grupofocal@saude.gov.br
Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores