segunda-feira, 20 de abril de 2009
Humanização em Saúde: BVS - Biblioteca Virtual em Saúde divulga dicas em Saúde
Elaborada em Agosto de 2008
Fonte: BV - Biblioteca Virtual em Saúde
O que é o HumanizaSUS
A PNH é uma política nacional que busca qualificar modo de atenção e gestão na rede do SUS, incluindo trabalhadores, usuários e gestores. Ela pode ser implantada em qualquer unidade/serviço ou secretaria de saúde. Atualmente existem experiências de implantação em todos os estados do Brasil de forma diversificada, pois a PNH pode atuar em todas as políticas do SUS, aumentando o grau de comunicação entre os grupos (de gestores, trabalhadores, usuários do serviço de saúde) e dentro desses grupos. Dependendo da região possui mais ou menos dispositivos da PNH já implantados ou em processo de implantação. Ela depende da decisão política e também da adesão dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS para existir.
Na prática, como a humanização funciona
A PNH pode ser implantada em qualquer serviço de saúde, como Centro de Saúde, Unidade de Saúde da Família, Serviço de Urgência, hospital, nível central das secretarias de saúde, inclusive, em toda a rede de saúde pública do município, desde que haja compromisso para reorganização do serviço numa outra ótica, ou seja, por adesão à proposta da PNH. Essa proposta se baseia na produção de saúde e produção dos sujeitos envolvidos: trabalhadores, gestores e usuários.
Para implantá-la algumas ações poderão ser desencadeadas para iniciar o processo local, como:
- acessar o site da PNH (www.saude.gov.br/humanizasus ) e conhecer suas cartilhas temáticas e o DOCUMENTO BASE que apresenta seus princípios, diretrizes e método;
- iniciar uma discussão sobre os processos de trabalho, seja num grupo formado apenas por trabalhadores, ou desses com o gestor, podendo ter ainda a participação de usuários;
- entrar em contato com outros serviços que já implantaram um ou mais dispositivos da PNH.
A PNH possui um grupo de consultores que apóia essa implantação de forma sistemática nos estados a partir da demanda, por meio de apresentação da política, participação em fóruns para debates, oficinas de formação sobre os dispositivos. Esse apoio institucional se dá em parceria com a instituição que apresentou a demanda à PNH, para construção coletiva da organização do serviço, a partir dos princípios, diretrizes e dispositivos da PNH.
Há também a Rede HumanizaSUS, que agrega usuários, gestores, trabalhadores da saúde de todo o país, preocupados com as discussões em torno do sistema público de saúde.
Cadastre-se! Rede HumanizaSUS: http://www.redehumanizasus.net
Dispositivos e diretrizes da PNH: As diretrizes da PNH são orientações gerais que expressam o método da inclusão de gestores, trabalhadores e usuários na produção de saúde através de:
o Clínica Ampliada;
o Co-gestão;
o Acolhimento;
o Valorização do trabalho e do trabalhador;
o Defesa dos Direitos do Usuário;
o Fomento das grupalidades, coletivos e redes.
o Construção da memória do SUS que dá certo.
Na prática, essas diretrizes para qualificar e humanizar a atenção e gestão na saúde se dão por meio dos dispositivos:
o Grupo de Trabalho de Humanização;
o Câmara Técnica de Humanização;
o Colegiado Gestor;
o Contrato de Gestão;
o Escuta qualificada;
o Visita aberta e direito a acompanhante;
o Programa de Formação em Saúde do Trabalhador;
o Comunidade Ampliada de Pesquisa,;
o Equipe Transdiciplinar de Referência e de Apoio Matricial;
o Projetos Co-geridos de ambiência;
o Acolhimento com classificação de risco,
o Projeto Terapêutico singular e projeto de saúde coletiva;
o Projeto Memória do SUS que dá certo.
o Ambiência
IMPORTANTE
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Fonte: Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização.
http://www.saude.gov.br/humanizasus
Sugira um tema: grupofocal@saude.gov.br
Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
Fonte: BV - Biblioteca Virtual em Saúde
O que é o HumanizaSUS
A PNH é uma política nacional que busca qualificar modo de atenção e gestão na rede do SUS, incluindo trabalhadores, usuários e gestores. Ela pode ser implantada em qualquer unidade/serviço ou secretaria de saúde. Atualmente existem experiências de implantação em todos os estados do Brasil de forma diversificada, pois a PNH pode atuar em todas as políticas do SUS, aumentando o grau de comunicação entre os grupos (de gestores, trabalhadores, usuários do serviço de saúde) e dentro desses grupos. Dependendo da região possui mais ou menos dispositivos da PNH já implantados ou em processo de implantação. Ela depende da decisão política e também da adesão dos trabalhadores, gestores e usuários do SUS para existir.
Na prática, como a humanização funciona
A PNH pode ser implantada em qualquer serviço de saúde, como Centro de Saúde, Unidade de Saúde da Família, Serviço de Urgência, hospital, nível central das secretarias de saúde, inclusive, em toda a rede de saúde pública do município, desde que haja compromisso para reorganização do serviço numa outra ótica, ou seja, por adesão à proposta da PNH. Essa proposta se baseia na produção de saúde e produção dos sujeitos envolvidos: trabalhadores, gestores e usuários.
Para implantá-la algumas ações poderão ser desencadeadas para iniciar o processo local, como:
- acessar o site da PNH (www.saude.gov.br/humanizasus ) e conhecer suas cartilhas temáticas e o DOCUMENTO BASE que apresenta seus princípios, diretrizes e método;
- iniciar uma discussão sobre os processos de trabalho, seja num grupo formado apenas por trabalhadores, ou desses com o gestor, podendo ter ainda a participação de usuários;
- entrar em contato com outros serviços que já implantaram um ou mais dispositivos da PNH.
A PNH possui um grupo de consultores que apóia essa implantação de forma sistemática nos estados a partir da demanda, por meio de apresentação da política, participação em fóruns para debates, oficinas de formação sobre os dispositivos. Esse apoio institucional se dá em parceria com a instituição que apresentou a demanda à PNH, para construção coletiva da organização do serviço, a partir dos princípios, diretrizes e dispositivos da PNH.
Há também a Rede HumanizaSUS, que agrega usuários, gestores, trabalhadores da saúde de todo o país, preocupados com as discussões em torno do sistema público de saúde.
Cadastre-se! Rede HumanizaSUS: http://www.redehumanizasus.net
Dispositivos e diretrizes da PNH: As diretrizes da PNH são orientações gerais que expressam o método da inclusão de gestores, trabalhadores e usuários na produção de saúde através de:
o Clínica Ampliada;
o Co-gestão;
o Acolhimento;
o Valorização do trabalho e do trabalhador;
o Defesa dos Direitos do Usuário;
o Fomento das grupalidades, coletivos e redes.
o Construção da memória do SUS que dá certo.
Na prática, essas diretrizes para qualificar e humanizar a atenção e gestão na saúde se dão por meio dos dispositivos:
o Grupo de Trabalho de Humanização;
o Câmara Técnica de Humanização;
o Colegiado Gestor;
o Contrato de Gestão;
o Escuta qualificada;
o Visita aberta e direito a acompanhante;
o Programa de Formação em Saúde do Trabalhador;
o Comunidade Ampliada de Pesquisa,;
o Equipe Transdiciplinar de Referência e de Apoio Matricial;
o Projetos Co-geridos de ambiência;
o Acolhimento com classificação de risco,
o Projeto Terapêutico singular e projeto de saúde coletiva;
o Projeto Memória do SUS que dá certo.
o Ambiência
IMPORTANTE
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Fonte: Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização.
http://www.saude.gov.br/humanizasus
Sugira um tema: grupofocal@saude.gov.br
Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
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