Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Seminário da Rede reunirá povo de santo, academia, profissionais e gestores da saúde

IV SEMINÁRIO ESTADUAL DA REDE NACIONAL DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E SAÚDE JÁ TEM LOCAL, DATA E ATIVIDADES DEFINIDAS

A Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde no propósito de consolidar a parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) visa a troca de experiências e saberes entre as lideranças dos terreiros e gestores e trabalhadores do SUS, fortalecendo assim, o reconhecimento da sabedoria ancestral das religiões de matriz africana e suas práticas terapêuticas envolvendo a medicina oficial e a medicina dos terreiros, na perspectiva do cumprimento dos princípios e políticas do SUS.
Com o objetivo de divulgar ainda mais a cultura afro, seus conceitos, e integrar seus componentes com o sistema de saúde vigente, e os profissionais de diversas áreas, é que ela promove, anualmente, um seminário, que envolve integrantes da rede de todo o Estado de São Paulo. E neste ano de 2008, em sua quarta edição, a cidade escolhida para sediar o evento, é a cidade de Piracicaba (SP).
O IV Seminário Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde acontecerá de 28 a 30 de novembro nas dependências da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), gerenciada pela Unicamp.
O evento tem como objetivo a ampliação da participação das comunidades de Terreiro na Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e a multiplicação de informações.
A saber, a data do evento foi estratégicamente escolhida, pois vai encerrar a semana de comemorações da Consciência Negra (que se inicia em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra), e vai englobar e se unir com o Dia Mundial de Luta Contra à AIDS, que acontece no dia 1 de dezembro. Será uma ponte entre os dois eventos, que tem tudo a ver com negros e saúde.
As reuniões já estão acontecendo, principalmente entre os coordenadores da rede da cidade, e as lideranças em São Paulo, e a programação aos poucos está sendo construída.
Já estão sendo definidas algumas atividades, como a exibição de documentários, atividades culturais relativas às culturas negras, como apresentações de congadas, maracatus, rodas de capoeira, maculelê, entre outras manifestações.
Paralelamente, e trazendo o conteúdo para os painéis, palestras, oficinas, mesas-redondas, e debates, estão sendo convidados representantes de várias entidades sociais, culturais, de saúde e educacionais todo o país, como os citados a seguir: Unicid de São Paulo (SP), Hospital Geral de São Matheus (SP), Conselho Nacional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba (SP), Bertioga (SP) e de São Paulo (SP), Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo (SP) e de Ferraz de Vasconcelos (SP), ONG CASVI de Piracicaba (SP), ONG Brasil Para Todos (SP), Fiocruz de Recife (PE), Universidade Federal da Bahia (BA), e Universidade Federal do Maranhão (MA), entre outros que ainda estão sendo convidados.
Representando a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, estarão presentes integrantes dos seguintes núcleos: São Paulo (SP), Baixada Santista (SP), Piracicaba (SP), e Rio de Janeiro (RJ).
Além desses já garantiram a presença estudantes da própria universidade, representantes de terreiros, sacerdotes e sacerdotisas, babalorixás, representantes religiosos de outras religiões, professores, e demais membros do sistema de saúde da cidade de Piracicaba e da região. O evento promete ser um dos mais diversificados, rico em informações, culturas e diversidades que acontece este ano.
As reuniões dos coordenadores já estão acontecendo freqüentemente, e em breve será possível divulgar a programação definitiva do mesmo. Com certeza, após este evento, a relação entre saúde, religião e cultura nunca mais será a mesma.

MAIORES INFORMAÇÕES:

REDE NACIONAL DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E SAÚDE
Núcleo Piracicaba:
E-mail de Pai Eduardo de Osumare: arrobaboi@bol.com.br
Núcleo São Paulo:
E-mail geral: saudenoterreiro@yahoo.com.br
Blog da Rede: www.religrafosaude.blogspot.com

Máquina de Comunicação – Assessoria de Imprensa Rede Nacional - Piracicaba
Jornalistas responsáveis:
Stevan Lekitsch – MTB 36.017-SP
Natália Gregolin
Rua Luis Rodrigues de Moraes, 189 sala 33 - Alemães
Piracicaba – SP - 13416-254
Tel: (19) 3422.7096
E-mail: contato@maquinadecomunicacao.jor.br
Site: www.maquinadecomunicacao.jor.br

Um comentário:

  1. Olá !!! Meu nome é Babalorisá Walter de Odé Nitá, Diretor Presidente da Confederação Nacional de Integração e União das Tradições da Cultura e dos Cultos Afro e Brasileiro (cnpj 01.053.539/0001-71 , eu tenho a honra em preatr esse depoimento de presença nessa maravilhosa festa de Seminário onde em tres dia foi possivel realizarmos muitos intercambios de amizades e meu maior agradecimento é pela oportunidade de ter participado de um grupo para direcionamento de propostas voltadas aos objetivos da REDE... Parabens José Marmo, Parabens Baba Celso Ricardo e tds presentes e me coloco a disposição em que possa ser lhes útil...
    Nosso intuito de momento é de agradecimento a todos por essa oportunidade... Não posso esquecer da acolhida de Babalorisá Edu de Oxunmarê , fica aqui meu carinho e Adupe... Respeitosamente Walter de Odé .. 11-84951420 11-87649894

    ResponderExcluir

Seguidores