Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde


É uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro. A Rede tem como objetivos:

- Lutar pelo direito humano á saúde;
- Valorizar e potencializar o saber dos terreiros em relação á saúde;
- Monitorar e intervir nas políticas públicas de saúde, exercendo o controle social;
- Combater o racismo, o sexismo, a homofobia e todas as formas de intolerância;
- Legitimar as lideranças dos terreiros como detentores de saberes e poderes para exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, onde a cultura do terreiro seja reconhecida e respeitada;
- Estabelecer um canal de comunicação entre os adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, os gestores, profissionais de saúde e os conselheiros de saúde.


Contando com mais de 300 organizações divididas em 23 núcleos espalhados pelo país e representações em 12 Estados, vem realizando várias ações em saúde, como por exemplo, os vários encontros para qualificar as informações sobre as DST/AIDS e estimular as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas de saúde. No Estado de São Paulo, a Rede está dividida em quatro regiões de responsabilidade das Direções Regionais de Saúde, á saber: Capital e Grande São Paulo, Alto Tietê e Guarulhos, Interior e o Litoral Costa da Mata Atlântica.

Como surgiu a Rede Religiões Afro-Brasileiras e Saúde?

Assim como nos rituais de iniciação, a Rede Religiões Afro-Brasileiras e Saúde nasceu no dia 23 de março de 2003 em São Luis do Maranhão, na presença de mães e pais de santo, adeptos/as da tradição religiosa afro-brasileira, profissionais de saúde, pesquisadores/as e lideranças do movimento negro de várias regiões do Brasil. Foi com a benção dos voduns, orixás, caboclos, Inkices, preto-velhos e encantados que a Rede surgiu forte com a adesão das pessoas presentes no II Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realizado pelo Projeto ATÓ-IRE do Centro de Cultura Negra do Maranhão.

Quem são os membros da Rede Religiões Afro-Brasileiras e Saúde?

São Paulo integrou-se á Rede em 2003, quando o Seminário de Estudos em AIDS, Raça e Afro-etnia possibilitou o lançamento do livro Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, organizado por José Marmo da Silva com apoio da Fundação Ford. Desde então, a Rede vem expandindo no Estado de São Paulo.

Em 2005, quando a Rede realizou o I Seminário Paulista, com apoio da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e a Coordenação Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado de São Paulo, haviam quatro cinco núcleos: São Paulo, Diadema, São Roque e Piracicaba.

Em junho de 2008, fruto da parceria entre o GVTR e a Coordenação da PNH/Política Nacional de Humanização – SAS/Ministério da Saúde, a Coordenação da Rede no Estado passou á ser compartilhada e passou á ser das tarefas do Colegiado de Pontos Focais, criado no II Encontro de Núcleos da Rede (Junho de 2008/Bertioga), que reúne 19 municípios de diferentes regiões do Estao de São Paulo.

- São eles:

São Paulo
São Bernardo do Campo
Piracicaba
Bragança Paulista
Leme
Campinas
Sumaré
Águas de Santa Bárbara
São Vicente
Santos
Praia Grande
Bertioga
Peruíbe
Suzano
Santa Isabel
e Arujá

O colegiado de pontos focais é apenas um grupo impulsor. Há comunidades de terreiro, pessoas e organizações não governamentais em todos estes municípios citados que fazem parte, ou são colaboradores e apoiadores da Rede no Estado de São Paulo. O número de parceiros também merece atenção e nesta lista estão vários sindicatos de classe, universidades e setores de governo.

Qual é o objetivo da Rede?

A Rede comprometida com a melhoria da saúde do “povo de santo” pretende ser um espaço de troca de informações, saberes adquiridos, além de funcionar como um instrumento de controle social das políticas públicas de saúde. Todas aquelas pessoas presentes no momento da criação da Rede são responsáveis por tecer os seus fios; os/as adeptos/as que já são responsáveis pela manutenção da tradição e do saber repassado por seus ancestrais voltaram para suas casas e terreiros imbuídos de mais uma missão.

Fazer parte da Rede significa compartilhar os momentos de luta para a preservação da saúde dos/as adeptos/as e simpatizantes dos terreiros, assim como contribuir de maneira decisiva para a sua visibilidade e cidadania.
É bom lembrar que a saúde é um direito de todos/as e que os serviços públicos de saúde devem estar preparados para oferecer um bom atendimento. Nesse sentido os terreiros têm um papel fundamental no que se refere a exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, onde a cultura do terreiro seja reconhecida e respeitada.

Quem pode participar da Rede?

Todas as pessoas interessadas em trocar conhecimentos que possibilitem mudanças positivas relacionadas a saúde do povo de santo podem participar da Rede. Atualmente a Rede conta com a participação de terreiros, organizações não governamentais, organizações governamentais, setores dos serviços públicos de saúde, pesquisadores/as, profissionais de saúde e outras pessoas que acreditam na proposta.


Como pode contribuir com a Rede?

Você poderá contribuir de diversas maneiras. Participando de encontros da Rede; recebendo e distribuindo os materiais educativos e informes da Rede no seu terreiro e adjacências; formando grupos com seus irmãos e irmãs de santo ou membros da organização a qual você pertence, para discutir problemas de saúde e estratégias de solução; conhecendo os postos de saúde locais, maternidades, hospitais e os serviços de saúde oferecidos para que possam ser divulgados nos terreiros; participando dos Conselhos de Saúde da sua cidade.

Qual o primeiro passo para participar da Rede?

Para participar da Rede é muito fácil, no entanto, é necessário ficar atento para que ela não fique só no papel.

Envie uma carta com os seguintes dados: nome completo, endereço, telefones para contato, terreiro ou instituição a que pertence, cargo ou função, para o e-mail: saudenoterreiro@yahoo.com.br ou gvtr@brfree.com.br


Confira o Blog Oficial da Rede Nacional:
http://www.religrafosaude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores