Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 29 de setembro de 2008

27 de Outubro é o Dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra. Qual será a sua contribuição?

A Política Nacional da Saúde Integral da População Negra é uma conquista do movimento negro organizado e do movimento de mulheres negras. A PNSIPN foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em novembro de 2006 e pactuada na Comissão Intergestores Tripartite no primeiro semestre de 2008.

A nossa pressão e mobilização resultou na inclusão da saúde da população negra no Plano Plurianual (PPA), referente ao período de 2008 a 2011, e posteriormente à Lei de Diretrizes Orçamentárias porém essa conquista não foi garantida pois desapareceram os recursos garantidos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2008.

Nesse ano de comemorações dos 20 anos do SUS e dos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos cabem muitas perguntas e reflexões sobre as negociações para implementação da PNSIPN nos estados e municípios do nosso país pois a retirada de ações de atenção à saúde da população negra da LOA de 2008, além de descumprimento das diretrizes aprovadas para o orçamento (LDO), representa uma dificuldade adicional para a implementação de gestão e atendimento em saúde pública que levem em conta as especificidades e demandas da população.

É fundamental que em cada canto do país, estado, em cada localidade ou município, estejamos organizados e atentos para fazer valer os nossos direitos e contribuir para mudanças que garantam a equidade em saúde. Por esses motivos lhe convidamos para participar da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra no dia 27 de Outubro de 2008.

O tema desse ano é Racismo faz mal à Saúde.

Convide os gestores e profissionais de saúde de sua cidade para conversar com sua comunidade ou grupo sobre as desigualdades raciais em saúde e saúde da população negra. Organize um evento para discutir o tema.

Verifique como está sendo implantada ou implementada a Política Nacional de Saúde da População Negra em seu município. Que ações voltadas de saúde voltadas para a população negra estão sendo realizadas?

Vamos todas e todos participar.

Mais informações com Marmo no semireligafro2007@yahoo.com.br ou
Celso Monteiro no gvtr@brfree.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores