Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







sábado, 13 de setembro de 2008

Prevenção de AIDS Na Roda dos Orixás

O Projeto Xirê concluiu o primeiro conjunto de oficinas de prevenção ao HIV/AIDS nas comunidades de Terreiro, tal como é a sua proposta. Religiosos de diferentes tradições afro-brasileiras, profissionais de saúde e gestores da Rede Municipal Especializada em DST/AIDS encontraram-se para troca de experiências na área e com isso pactuaram uma agenda conjunta entre Terreiros e Serviços. O objetivo central do projeto, que tem como parceiros a Associação SOS Saúde Mental Ecologia e Cultura e o Programa Municipal de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, é a construção de redes locais capazes de envolver os profissionais, de forma que eles promovam estratégias de atenção aos religiosos que freqüentam o serviço público, além de capacitar os sacerdotes e sacerdotisas para que façam um pleno trabalho de prevenção em suas comunidades. Para os atores participantes do projeto, o maior de todos os resultados é a possibilidade deles serem reconhecidos pelo poder público, como parceiros de fato no campo da prevenção.

Maiores informações: gvtr_secretaria@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores