Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Humanização e promoção da saúde serão temas centrais do IV Seminário da Rede em Piracicaba no próximo fim de semana.




Piracicaba prepara-se para a IV edição do Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde que tem início na próxima sexta-feira, dia 28 de Novembro com um ato inter-religioso para celebrar á vida e abençoar as pessoas vivendo com AIDS no Brasil e no mundo. O evento, encerra a campanha de 2009: Ano para a Humanização e a Promoção da Saúde Espiritual, Física e Social. Cerca de 150 pessoas de todas as regiões do Estado de São Paulo são esperadas nas dependências da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP. Entre os temas: o uso medicinal das ervas, a oralidade e a saúde bucal, participação e controle social e AIDS e racismo. Os painéis principais do seminário discutirão a participação das religiões afro-brasileiras nos vinte anos do SUS e o cenário da Rede nos municípios, no Estado de São Paulo e no país. Entre os convidados, José Marmo da Silva/Secretário Executivo da Rede, Marina Gonçalves/Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Rita Vasconcelos/Rede – Núcleo Recife, Istvan van Dersen Varga/Universidade Federal do Maranhão, Alva Helena/Escola Técnica do SUS – São Paulo, Vanessa Varella da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e Vera Paiva do Instituto de Psicologia da USP. Para a Rede, este seminário é um marco pós-UNICID visto que as ações realizadas ao longo do ano de 2008 resultaram na ampliação do coletivo para a tomada de decisão de forma mais abrangente e articulada. O evento será encerrado no Domingo quando se dará a entrega do presente de Oxum nas águas do Rio de Piracicaba em agradecimento ás várias conquistas do povo de santo, no que diz respeito ao combate á intolerância religiosa e o racismo, no universo do Sistema Único de Saúde.

Para maiores informações: saudenoterreiro@yahoo.com.br ou nos Telefones: (11) 8219-5595 e 2522-2736.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores