Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







segunda-feira, 24 de novembro de 2008

São Paulo discuti participação e controle social da epidemia de AIDS.

No último 15 de Novembro a Comissão Municipal de DST/AIDS do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e os conselheiros gestores da Rede Municipal Especializada em DST/AIDS encontraram-se na Oficina Municipal de HIV/AIDS, Participação e Controle Social. A oficina,organizada pelos membros da Comissão que é coordenada pelo Babalorixá Celso Ricardo Monteiro de Oxaguián, discutiu as práticas de participação popular e controle social diante da epidemia de AIDS na cidade, bem como os desafios da relação entre os gestores e os profissionais de saúde. Cerca de oitenta pessoas de toda a cidade tiveram a oportunidade de avaliar o cotidiano dos conselhos gestores e sua interface, com os demais espaços de tomada de decisão no município, para assim qualificarem o seu trabalho. Optou-se por métodos participativos e em uma grande roda, as pessoas puderam trazer á tona boa parte de seus problemas locais, também nos grupos de trabalho que por sua vez investiram no debate sobre as questões territoriais que permeiam a epidemia de aids na cidade. Entre os presentes, usuários, profissionais de saúde, agentes de prevenção, gestores e representantes das coordenadorias de saúde das principais regiões da cidade. A atividade é um desdobramento do I Seminário de HIV/AIDS e Controle Social do Município de São Paulo, realizado em 2007 e compõem um pacote de ações coordenadas pela Articulação com a Sociedade Civil Organizada do Programa Municipal de DST/AIDS. Entre as dificuldades está o entendimento de que os papéis e as responsabilidades dos diferentes atores deve ser uma pauta constante no processo de articulação que envolve os serviços, mas também os conselhos gestores, a Comissão de AIDS e o Conselho Municipal de Saúde. Para as lideranças que participaram do processo, é nítido o buraco nestas relações e para tapá-lo a melhor estratégia é a ampliação do debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores