Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







sábado, 1 de novembro de 2008

Ampliação da Rede marca III Encontro de Núcleos




Durante o III Encontro de Núcleos da Rede, Mongaguá e Santos foram formalmente inseridas no Mapa da Rede. O Babalorixá Badé o Babalorixá Odeloiyá foram apresentados e referendados na reunião do colegiado para coordenarem Mongaguá e Santos, respectivamente.

Para Badeh, o Governo de Santos já é parceiro, tem propostas e espera pela participação ativa do povo de santo no universo da saúde. São muitos os problemas na cidade mas é possível uma mudança a partir da Rede organizada na cidade.

Odeloyá informou que o trabalho de acompanhamento da política da cidde já é um fato na cidade de Mongaguá, mas com a Rede é possível potencializar o que já exsite e ampliar o trabalho em âmbito local. A ampliação da Rede na Costa da Mata Atlântica é resultado alcançado pelo I Seminário Regional da Rede naquela região, que aconteceu em Agosto de 2008. Na ocasião, os religiosos debateram conceito e as práticas de saúde no Terreiro e no SUS, além de se aproximarem dos valores e objetivos da Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores