Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







sábado, 1 de novembro de 2008

Gênero, segundo as religiões de matrizes africanas






Por entender que as mulheres são fundamentais no universo dos Terreiros e que o matriarcado é um valor fundamental no desenvolvimento das religiões de matrizes africanas praticadas no Brasil, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Núcleo Estado de São Paulo, irá homenagear durante o seu quarto seminário, quatro lideranças históricas.
As salas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba ganaharão o nome de Sacerdotisas de quatro religiões afro-brasileiras durante o seminário. Seus nomes estão associados á momentos e lutas políticas em defesa de nossas tradições, mas também ao desenvolvimento da comunidade onde atuaram ou continuam atuando. Mametu Kaiyandewa, de Tradição Angola-Bantu, Vó Dejanira do Cobra Coral, Mãe Beata de Iemanjá do rio de Janeiro e a saudosa Mãe Ivanize de Xangô, Rainha do Marakatú de Recife, serão as homenageadas. A proposta inicial é preservar o espaço e a fala da tradição, como informa a coordenação do evento. A escolha dos nomes se deu por conta da Rede entender que território é uma questão fundamental quando se fala em valores destas religiões e as Sacerdotisas escolhidas levaram isto á risca ao longo de suas histórias de vida, sempre cuidando da comunidade e conribuindo para com a valorização das tradições afro-brasileiras.

O seminário acontece entre 28 e 30 de Novembro de 2008.
Maiores informações em saudenoterreiro@yahoo.com.br ou arrobaboi@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores