Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

IV SEMINÁRIO PAULISTA DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E SAÚDE REUNI AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DO SETOR


No último final de semana de Novembro(28, 29 e 30 de novembro) aconteceu em Piracicaba o IV Seminário Paulista de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde na FOP (Faculdade de Odontologia/UNICAMP). Além da integração entre diversas religiões e entidades de aproximadamente 25 cidades, o seminário ainda proporcionou um final de semana de reflexões no que diz respeito à saúde e á humanização. Não mais pensar em saúde fazendo da humanização uma pauta distante, foi o que propuseram as palestras e oficinas do seminário. Os participantes do evento entenderam que é fundamental que a humanização seja de fato uma pauta estruturante e transversal do Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo e no Brasil, pois atualmente, segundo a avaliação da Rede, é apenas uma pauta política publicada no Diário Oficial. Falou-se ainda que a agenda das Secretarias de Saúde, devem estar em plena consonância com a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, assim atendendo os interesses da população ao invés de promover ações seguimentadas, que dizem respeito apenas aos desejos do setor governamental e seus parceiros.
Várias autoridades passaram pelo evento. Estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, e Moisés Taglietta, Coordenador do Programa DST/AIDS de Piracicaba, que também foi um dos principais apoiadores á escolha da cidae sede e á organização do Seminário em Piracicaba e por estabelecer a ponte entre a Prefeitura e os membros da Rede.
Ainda estavam presentes José Marmo da Silva, do Rio de Janeiro, Secretário Executivo da Rede Nacional; Marina Gonçalves, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; Rita Vasconcelos, integrante da Rede – Núcleo Recife; Istvan van Dersen Varga, da Universidade Federal do Maranhão; Professora Alva Helena, da Escola Técnica do SUS – São Paulo e Professor Walmir Siqueira, Assessor do Deputado Estadual Roberto Felício. O responsável pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e organizador do seminário, Celso Ricardo Monteiro (conhecido como Pai Celso), disse que trazer o seminário para Piracicaba foi fruto de uma reivindicação dos próprios piracicabanos que diziam que a Rede estava concentrada em São Paulo. “Piracicaba é uma cidade bastante conflituosa em suas relações, o seminário está aqui para desfazer esses conflitos e plantar a semente da Rede por aqui”, comenta Pai Celso.
Este é um trabalho o qual os resultados aparecem em longo prazo, apesar de todos os esforços feitos pela equipe que tornou o seminário possível. “Só iremos saber se o seminário cumpriu seu papel na cidade daqui a uns 6 ou 8 meses que será quando as pessoas que participaram poderão colher os frutos que plantaram”, diz ainda Pai Celso.
“Só a mera realização do seminário já é uma conquista, mais da Rede do que da Prefeitura”, pondera Moisés. E completa “Acho que a principal meta deste seminário é levar as discussões a cerca da humanização da saúde para a população. E isso com certeza vai ser possível”. O evento reuniu as principais lideranças religiosas vindas de várias partes do país. Essa reunião proporcionou não apenas reflexões sobre saúde e humanização, mas também a fortificação das pessoas enquanto cidadãos.
“O seminário, na minha opinião, foi um marco para a integração religiosa de Piracicaba, pois reuniu líderes de várias religiões, fortificando assim a população em geral. Trouxe também pra perto dos cidadãos Piracicabanos a Rede de Saúde, o que a projeta nacionalmente, além de trazer ensinamentos, cultura e informação focados na saúde.”, disse Leonardo Camargo que participou do seminário.
Além de unir lideranças, o Seminário também conseguiu reunir representantes de terreiros de todo o Estado, como os das cidades de: Santos, Bragança Paulista, Sumaré, Leme, São Paulo, Taubaté, entre outras cidades. No total, foram contabilizados mais de 200 participantes conforme anunciado na plenária final do evento. E todos elogiaram a estrutura do Seminário que foi impecável. Os participantes tiveram hospedagem, refeições, lautos coffee-breaks, tudo patrocinado pelo evento, além de receberem na entrada uma sacola (ecologicamente correta de TNT), recheada de todo o tipo de material sobre os assuntos discutidos.
Dentre eles, estavam o Guia do Seminário, um livreto de 32 páginas com informações e textos sobre o mesmo, e o folder educativo organizado especificamente para os terreiros de Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, falando sobre prevenção de DST (doenças sexualmente transmissíveis). Todos os materiais foram criados pela Máquina de Comunicação, além dos cartazes e banners do evento.
Humanizar a saúde é o que propõe a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. E não é apenas através de seminários anuais em diferentes cidades que esse trabalho é realizado.

SERVIÇOS:
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Informações: (19) 3422.7096 ou 8174.2401 (Piracicaba) / (11) 8129.5595 ou 2522.2736 (São Paulo).
E-mail: saudenoterreiro@yahoo.com.br
Site: http://saudenoterreiro.blogspot.com


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Máquina de Comunicação - Assessoria da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo Piracicaba
Rua Luis Rodrigues de Moraes, 189 – sala 33 - Piracicaba - SP
Tel: (19) 3422.7096
E-mail: contato@maquinadecomunicacao.jor.br
E-mail: mariana@maquinadecomunicacao.jor.br
Jornalistas responsáveis:
Stevan Lekitsch – MTB 36.017 - SP
Natalia Gregolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores