Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







sábado, 1 de novembro de 2008

Mais trabalho, agora em Bragança Paulista



Bragança Paulista foi palco da Oficina de religiões afro-brasileiras e saúde realizada pela Rede no dia 30 de Outubro. Pai Zézinho de Oxossi e Marlene Sales organizaram a Oficina me parceria com a ARCAB e resultou na acolhida á vários Sacerdotes, Sacerdotisas e filhos de santo da região bragantina, alé do movimento negro, da gestora do Programa de DST/Aids da Cidade, Tania Maria G. Clemente, Dr. Estela M.F. Gianessello e os alunos de medicina, da Universadide São Francisco, visita esta coordenada pelo Prof. Paulo de Tarso.
O diálogo com a gestão foi uma marca do encontro, que conforme o previsto trouxe largas contribuições para o Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra na cidade.
A presença do Babalorixá Wagner de Oiyá de São Vicente, de Ariton Lourenço de Bertioga, e de tantas outras lideranças deu-se em apoio ao Núcleo local da Rede e entre os resultados pode-se registrar: a necessidade de ampliação do debate e para tal o convite aos Terreiros da cidade; a articulação da Rede com o Conselho municipal de Saúde, a eleição de temas importantes para realização de oficinas sobre promoção de saúde ao longo deo ano de 2009 e de capacitação sobre temas relevantes, tais como controle social, prevenção do HIV, do câncer do colo de útero, etc;

O evento foi coberto pela imprensa local que já havia divulgado o acontecimento na véspera e agora vai alimentar o debate na cidade rumo ao seminário paulista em Piracicaba.

Maiores informações: PAI ZEZINHO DE OXOSSI, e-mail:jssilva.41@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores