Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 25 de março de 2010

Iya Emília de Oiyá é escolhida para representar o grupo impulsor que fará condução da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde em São Paulo






"As comunidades tradicionais de terreiro valorizando a mulher e a família" foi o tema do V Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que aconteceu em Bragança no Dia Mundial para Eliminação da Discriminção Racial.
O evento reuniu cerca de noventa lideranças de aproximadamente doze cidades, da Grande São Paulo, Baixada Santista e do Interior.
Na plenária final do seminário a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – núcleo Estado de São Paulo discutiu seus maiores desafios. Comprometimento, responsabilidade, responsabilidade e busca por resultados concretos foram os pontos principais da discussão que mobilizou a todos os participantes. Desde o meio do ano passado, os religiosos vêm buscando caminhos para melhor articulação entre as comunidades tradicionais de terreiro e o Sistema Único de Saúde, mas é preciso organizar a comunidade para que no momento de elaborar diagnóstico da situação de saúde, todos os atores sejam ouvidos. A Iyalorixá Emília de Oiyá – Núcleo São Bernardo do Campo, Pai Zezinho de Oxossi – Núcleo Bragança Paulista, Mametu Oiya Corajacy – Núcleo Campinas, Iyalorixá Maria Cristina Martins de Oxum – Núcleo São Paulo e o Babalorixá Jair de Oxossi – Núcleo São Paulo, foram nomeados membro do grupo impulsor responsável pela coordenação da Rede a partir deste seminário. Com mais este passo, a Rede agora segue para sua Reunião de Planejamento, que acontecerá na cidade de Campinas, em parceria com a Casa Laudelina de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores