Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 18 de março de 2010

Confira a agenda final do V Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

V Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

"As comunidades tradicionais de terreiro valorizando a mulher e a família”

Bragança Paulista, 21 de Março de 2010

Agenda


08h: Acolhimento e Credenciamento.

09h: Solenidade de abertura - louvação aos Orixás, Inkisses, Vodúns, Guias e Encantados.

09h30: Pronunciamento das Autoridades
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – DRS.
Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista
Conselho Municipal de Saúde de Bragança Paulista.
Secretaria Executiva da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – RJ
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Bragança Paulista.
GVTR - Grupo de Valorização do Trabalho em Rede.

10h - Painel: Religiões AfroBrasileiras, Mulheres de Axé e a Saúde da População Negra - As comunidades tradicionais de terreiro valorizando a mulher e a família.

Coordenação Pai Alexandre Miranda – Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Núcleo Americana.

Atuação política, avanços e desafios da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Iyalorixá Emilia de Oiyá - COVOIYA/Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - São Bernardo do Campo.

A gestão Estadual e o atual cenário da Saúde da População Negra no Estado de SP: Prof Dr. Luís Eduardo Batista - Grupo Técnico de Ações Estratégicas/ Secretaria de Estado da Saúde de SP.

Desigualdades étnico raciais, de gênero e as vivenciadas pelas religiões Afro-brasileiras na saúde pública: Dra. Jurema Werneck - Coordenadora da ONG CRIOLA Organização de Mulheres Negras/RJ e, Membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde.

12h30 - almoço

13h30 - Roda de Conversa: A Participação das Comunidades Tradicionais de Terreiro no Sistema Único de Saúde

Celso Ricardo Monteiro - Coordenador Adjunto do Programa Municipal de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde - Prefeitura de São Paulo.
 
Mãe Dango - Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Núcleo Campinas.

Coordenação Tania Maria Guelpa Clemente - Programa Municipal de DST/AIDS - Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista.

15h30 - Tecendo a Rede: Definições para o plano de ação da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Estado de SP.

Iyalorixá Maria Cristina Martins de Oxum - GVTR/Grupo de Valorização do Trabalho em Rede – São Paulo; Coordenadora Interina da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Estado de SP.

José Marmo da Silva - Secretário Executivo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Rio de Janeiro.

16h30 - Solenidade de Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores