Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 25 de março de 2010

Celso Ricardo Monteiro anuncia em Bragança estratégias da Prefeitura de São Paulo para distribuição de preservativos masculinos nos terreiros




Celso Ricardo Monteiro, Coordenador Adjunto do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo ao comentar resultados da articulação entre os Terreiros e a Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que serão distribuídos displays para os terreiros da cidade já neste mês de Março. A estratégia faz parte do processo de ampliação do acesso ao preservativo masculino, que o Programa de AIDS reconhece como necessidade central da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS. Para ele, a atuação dos Terreiros junto ao Programa é pequena, os investimentos ainda são singelos, mas há a qualidade deste trabalho é ímpar, se comparada com estratégias da própria Secretaria.
Neste momento como informa Monteiro, o Programa busca pactuar com os serviços da Rede Municipal Especializada em DST/AIDS um fluxo real que atenda a necessidade de cada um dos Terreiros sem burocracia. “Quando esse passo for dado, a Secretaria Municipal de Saúde estará pronta para avançar no campo da promoção da saúde em parceria com as religiões afro-brasileiras” diz Celso Ricardo.

3 comentários:

  1. Este jovem rapaz alem de um exemplo de dirigente espiritual é um exemplo de dedicação e seriedade é uma das personalidades hoje mais importante para nossa cultura e religião é uma mente brilhante e um verdadeiro guerreio em prol da saude nos terreiros simplesmente parabens .
    Roblez Jorge dos Santos - Babalorisa -Mongagua - SP .

    ResponderExcluir
  2. Eu tive o prazer em conhecer Pai Celso atravez da Rede em 2009. Eu tenho certeza que nossa comunidade esta muito bem representada por este grande homem e que todo dirigente espiritual deveria toma-lo como exemplo de luta .

    ResponderExcluir
  3. Motumba meu Rei.
    Estou com saudades e parabens pelo excelente serviço que vem realisando em prool de nossa cultura e religião.
    Segue meu tel 019-94055519 ou 013-91789323 um forte abraço e aséé

    ResponderExcluir

Seguidores