Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







sexta-feira, 31 de julho de 2009

São Paulo - Secretaria Municipal de Saúde recebe comitiva de Pais e Mães de Santo

Amigos da Rede,

Quero aqui compartilhar com as senhoras e senhores o marco que aconteceu ontem na cidade de São Paulo, sob socilitação do GVTR.

O Programa Municipal de DST/Aids recebeu no dia de Ontem 29/07/2009 uma comitiva de lideranças das comunidade tradicionais de terreiro, a fim de dsicutir a estrutura do SUS disponivel em toda a cidade, de forma que estas lideranças conheçam melhor toda esta estrutura para assim auxiliarem no enfrentamento da epidemia de DST/AIDS, bem como acompanhar toda a politica municipal coordenada pelo Programa.

A atividade marcou assim a nossa história em busca de um novo paradigma para a saúde pública, diante da epidemia de aids e da articulação com a sociedade civil organizada e as religiões de matrizes africanas.

Vale informar também que já temos uma reunião conjunta indicada pelo Projeto Xirê fase Piloto, que acabou no dia 04 de julho de 2009, cuja continuação está em negociação. Fica o convite aqui, desde já!

Parabenizo a todas e todos que direta ou indiretamente participaram deste processo e comemoro aqui o grande salto de qualidade em prol a qualidade de vida do nosso povo de Axé diante do descaso e do racismo institucional.

Muito grata!

Iyá Cristina d'Osun
Secretária Executiva do GVTR - Grupo de Valorização do Trabalho em Rede
Contatos: gvtr_secretaria@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores