Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 30 de julho de 2009

ARTIGO: As Religiões Afro-brasileiras Promovendo Cidadania

Cultura

As Religiões Afro-brasileiras mantiveram-se ao longo dos anos como foco de resistência cultural, formando uma estrutura que marca de forma significativa a cultura brasileira.

Os templos de Religiões Afro-brasileiras constituem-se, há séculos, em espaços de inclusão para os grupos historicamente excluídos, de acolhimento e de aconselhamento.

É nesses espaços, denominados roças ou Comunidades Tradicionais de Terreiro, onde também se desenvolvem ações de promoção da saúde e cidadania, através de informações e troca de saberes, preservando a tradição religiosa.


Crenças e Mitologias

Baseando-se nas mitologias que norteiam a Cultura tradicional das Religiões Afro-brasileiras, encontramos inúmeras lendas de divindades – Orixás que demonstram naturalmente sua relação com a sexualidade, inclusive através de relacionamentos homossexuais, a orientação sexual é uma vivência natural neste panteão.

As Religiões Afro-brasileiras, por intermédio da sua visão de mundo integradora encontram entre os religiosos a tranqüilidade de demonstrar suas orientações sexuais, tais como os fazem seus orixás, num entendimento de pertencimento e aceitação nos espaços religiosos e na sociedade.


Formação

Se por um lado temos o reconhecimento da diversidade das religiões de Matrizes Africanas no Brasil, temos também a formação individual de seu adepto com valores pessoais e de formação de vida, que nem sempre se integram às culturas tradicionais da religião.

Novos Tempos

Hoje percebemos um novo olhar nestes espaços, onde o religioso se preocupa com o bem estar do indivíduo no âmbito bio-Psico-social, além do espiritual.

No bojo destas discussões, entendendo o compromisso de construção, em 2003 no Seminário de Religiões Afro-brasileiras no Maranhão, foi criada a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileira e Saúde.


Novas Lutas

A Rede com vários núcleos pelo Brasil, tem como objetivo:
- lutar pelo direito humano à saúde; valorizar e potencializar o saber dos terreiros em relação à saúde;
-monitorar e intervir nas políticas públicas de saúde exercendo controle social;
- combater o racismo, a homofobia e todas as outras formas de intolerância;
-legitimar as lideranças dos terreiros como detentores de saberes e poderes para exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, em que a cultura de terreiro seja reconhecida e respeitada; -Estabelecer um canal de comunicação entre adeptos das tradição.

Novas experiências

Seguindo estas Propostas, a COVOYÁ (Casa de Culto a Orixá Ventos de Oyá) desenvolve ações sociais periódicas em sua comunidade prestando Assistência Social, jurídica e de saúde, divulgando a religião de forma Temática, apresentando os orixás associando aos diversos segmentos da sociedade. Por exemplo:

Festa de êre = Ação Social voltada ás crianças e famílias;
Festa das Yabás = Ação Social em atenção à mulher. E assim por diante.
Educando e Promovendo com isto a Inclusão Social no Combate a Intolerância Religiosa e todo tipo de preconceito.

Novos Caminhos

Contudo, acreditamos que se os espaços, as organizações, as Redes, os movimentos que se interligam com as Religiões Afro-brasileiras, estarão favorecendo as discussões de combate a todo tipo de Intolerância e homofobia, possivelmente os adeptos em desenvolvimento cultural terão possibilidade de reconceituar seus valores tornando-se reprodutores fieis da cultura e tradição das Religiões Afro-brasileiras.


Novas Propostas

Cabe agora provocar e estimular um trabalho de sensibilização e educação aos adeptos das Religiões Afro-brasileiras na gestão participativa e controle social de políticas públicas de Inclusão Social e combate a todo tipo de Intolerância e homofobia.

Neste sentido, as Religiões Afro-brasileiras estarão caminhando para alcançar uma sociedade igualitária, pois além dos homens que nos acolhem, temos nossos Deuses, que trazem em sua história a maior referência de igualdade e respeito pelas diferenças.

À dupé (obrigada)

Iya Emilia ti Oyá - Maria Emilia Soares Campi
yaemilia@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores