Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ministério da Saúde cria comunidade sobre aids no Orkut e no Facebook

28.07.2009

"A camisinha comum ( 52 mm ) fica muito apertada", "Por não usar camisinha hoje eu sou portador de HIV", "Como poderei ser pai usando camisinha durante a relação sexual?". Essas questões fazem parte de um debate na internet, numa comunidade do Orkut. No site, em que muita gente busca alguém para se relacionar, há quem queira discutir prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Com o intuito de incentivar essa troca de informações, o Ministério da Saúde acaba de criar a comunidade “Atitude contra a aids”, no ar tanto no Orkut e como no Facebook. Atualmente, o primeiro tem cerca de 22 milhões de usuários ativos, quase metade deles no Brasil. Já o Facebook reúne ainda mais pessoas no mundo: 250 milhões.

A ideia surgiu a partir dos resultados da Pesquisa de Comportamento, Atitudes e Práticas 2008 (PCAP), que mostrou que 10,5% dos jovens já tiveram, pelo menos, um parceiro sexual que conheceram na internet. “Antes as pessoas se relacionavam com seus vizinhos, amigos da escola, parceiros de trabalho, em círculos mais restritos. A internet abriu novas possibilidades de encontros”, afirmou a diretora do Departamento de DST e Aids, Mariângela Simão, no lançamento dos dados sobre comportamento sexual da população brasileira.

Na ocasião, o ministério anunciou que iria fortalecer suas ações de prevenção na rede mundial de computadores. Além das comunidades, estão previstos novos espaços direcionados para jovens na página www.aids.gov.br e uma atuação mais forte em páginas direcionadas a públicos específicos, como os gays.

O estudo sobre comportamento sexual mostrou que 61% dos jovens de 15 a 24 anos usaram camisinha na primeira relação sexual. Depois dela, porém, o uso cai – 50% das pessoas nessa faixa etária usam preservativo com os parceiros casuais. A redução mostra que, quando se estabelece uma relação de confiança entre os jovens, o preservativo deixa de ser prioridade. Por isso – afirma Mariângela Simão – é necessário usar novas formas de comunicação para tornar a mensagem sobre prevenção uma constante na vida do jovem.


Veja abaixo os endereços da comunidade “Atitude contra a aids”


Orkut – http://orkut


Facebook – http://facebook

Mais informações à imprensa

Departamento de DST e Aids

Assessoria de Imprensa

Telefones: (61) 3306 7051/ 7033/ 7010/ 7016/ 9221 2546

E-mail: imprensa@aids.gov.br

Site: www.aids.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores