Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







domingo, 12 de julho de 2009

São Paulo - chega ao fim a versão piloto do Projeto Xirê





Na cidade de São Paulo a promoção da equidade e o respeito a liberdade de fé e de crença é uma pauta no SUS.


No último dia 04, chegou ao fim a versão piloto do Projeto Xirê - Prevenção de DST/AIDS na Roda dos Orixás. O projeto, reúne por meio de oficinas, profissionais de saúde dos serviços municipais especializados em DST/Aids, seguidores e sacerdotes de religiões de matriz africana para trocar conhecimento e quebrar preconceitos. Como resultado desta última rodada foi iniciado a produção de um material impresso voltado para a prevenção das DST/Aids para os adeptos das religiões afro-brasileiras, como informa o site da Secretaria Municipal de Saúde.

Também estão planejadas reuniões mensais entre os técnicos dos serviços e os sacerdotes. Os profissionais foram aos terreiros participar do processo de ensino e aprendizagem, agora, serão os sacerdotes que freqüentarão os serviços. Estas atividades simbolizam um compromisso oficial e de gestão, entre o GVTR, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e representam um avanço na articulação de uma rede de prevenção, que junte esses atores para trabalhar coletivamente, no âmbito territorial, daí a importância da parceria com a Associação SOS Saúde Mental Ecologia e Culura.


O Projeto Xirê - Prevenção às DST/Aids na roda dos Orixás foi lançado no 1º Encontro Municipal de HIV/Aids e Religiões Afro-Brasileiras, que aconteceu em outubro de 2007. A proposta do projeto partiu de duas ONGs que já trabalham com sacerdotes das religiões afro-brasileiras, Grupo de Valorização do Trabalho em Rede (GVRT) e SOS Saúde Mental, Ecologia e Cultura e foi realizado em parceria com o Programa Municipal. Entre maio e junho do ano seguinte foram realizadas as primeiras três oficinas da fase piloto do projeto na Cidade Tiradentes. As três últimas oficinas aconteceram no Terreiro de Ogum Megê, localizado na Vila Matilde. Todas essas oficinas foram na zona Leste da cidade. O projeto agora será replicado nas outras regiões e ampliado para mais terreiros e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores