Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







terça-feira, 17 de março de 2009

Projeto Aprender Saúde dá início a sua Fase II na Região do ABC

Santo André apóia projeto que discute saúde da população negra

(Santo Andre, São Paulo, Brasil - Comunique-se) A Secretaria de Saúde de Santo André apóia, na próxima semana, a oficina de formação para controle social em saúde da população negra, promovida pela Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra – Comitê Executivo Estado de SP e a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Estado de São Paulo e Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CESCO/FMABC). Na oportunidade, a assessora Cristiane M. de Angelis representará o secretário de Saúde de Santo André, Leonardo Carlos de Oliveira. O evento acontece nos próximos 13 e 14 de março, no auditório da Faculdade de Medicina do ABC (av. Príncipe de Gales, 821, Santo André), no prédio do CEPES.

No dia 13, às 18hs, a abertura da oficina acolhe o lançamento da publicação “As demandas de saúde do movimento social negro do ABC Paulista e a prevenção das DST/Aids”, que divulga a pesquisa conduzida pelo CESCO junto ao movimento negro do ABC e financiada pela Coordenação Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. Já a oficina no dia 14 é direcionada a representantes do movimento negro, sarcedotes e sarcedotisas de santo, gestores e conselheiros das sete cidades da região onde serão discutidos o diagnóstico situacional da saúde da população negra nos municípios, diretrizes de saúde pública para humanização e promoção da saúde com equidade e construção de uma agenda coletiva, com a elaboração de um plano de ações municipal e regional.

Além de Santo André, Piracicaba e Santos também receberão essa oficina de formação da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da população negra, em outras datas. Há o progressivo aumento de espaço da discussão sobre a especificidade da saúde da população negra brasileira, conquistado pela histórica defesa dos seus direitos e essa visibilidade está presente no Plano Nacional da Saúde (2004/2007) e na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que reconhece que as formas de discriminação que o racismo produz está presente, também, na oferta dos serviços de saúde em todos os seus níveis.

O controle social, mecanismo do Sistema Único de Saúde de participação na definição das políticas de saúde, faz parte de manutenção destas conquistas e, por isso, entre as tarefas que assumiu a Rede de Controle Social e Saúde da População Negra, está disseminar a formação de lideranças para assumirem, cada vez mais, as funções de avaliadores de resultados na saúde.

A atividade de abertura contará ainda com a participação de representantes das Secretarias de Saúde da Região, da Faculdade de Medicina do ABC, da Rede de Controle Social e Saúde da População Negra e do Centro de Estudos em Saúde Coletiva. Apóiam o evento CESCO, Rede de Religiões de Afro-Brasileira, Unicastelo, Sindicato dos Radialistas e a Prefeitura Municipal de Santo André.

Serviço: oficina de formação para controle social em saúde da população negra
Data: dias 13 e 14/03/2009
Local: auditório da Faculdade de Medicina do ABC (av. Príncipe de Gales, 821, Santo André), no prédio do CEPES.
Informações: rebeccalethei@yahoo.com.br




Pauta postada em: 06/03/2009 12:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores