Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Seminário sobre laicidade do Estado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Em agosto de 2008, a convite do deputado Roberto Felício, tive o prazer de fazer parte do seminário "Estado, Religião e Desenvolvimento: A intolerância Religiosa nas veias do Estado Laico", do qual ele também participou, além de outras figuras importantes do meio, tais como Pai Celso de Oxaguián, Ester Almeida, Babalorixá Rosevaldo de Oxumaré e a Iyalorixá Maria Cristina Martins. O público-alvo eram sacerdotes, sacerdotisas e adeptos de religiões afro-brasileiras e outras tradições, religiões e filosofias; lideranças de movimentos sociais, pesquisadores de diferentes áreas e instituições de pesquisa, gestores, educadores e pessoas afins.

Infelizmente, apenas alguns trechos do evento foram registrados, mas eles estão disponíveis online em diversos sites. Esperamos que eventos desse tipo sirvam para trazer à discussão pública o importante tema do Estado Laico, e especialmente suscitar as ações enérgicas que são necessárias para que esse Estado se torne verdadeiramente laico em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores