Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







terça-feira, 21 de outubro de 2008

Axé Ile Oyá Dode recebe representantes da Rede em São Paulo durante o III Encontro de Núcleos


São Vicente foi a cidade sede do III Encontro de Núcleos da Rede, realizado entre 16 e 17 de Outubro.

A criação do espaço de diálogo entre os Núcleos da Rede, legitíma as ações e a fala da Rede no Estado de São Paulo, o que é considerado pela equipe como o maior de todos os resultados obitidos até dado momento. Antes, quando apresentada ás lideranças de comunidade de Terreiro, a Rede contava com quatro municípios envolvidos neste processo em São Paulo(em 2004, quando os religiosos participaram no Rio de Janeiro de Oficina para Capacitação de Coordenadores de núcleos).

Atualmente a Rede comemora a marca de 20 cidades membros, com ações á cerca do tema saúde no terreiro, independente do cenário político em que cada uma está envolvida.


As ações da Rede Nacional buscam cotidianemante a ampliação de debate sobre, o conceito de cidadania da população brasileira como um todo e nela, as questões de controle social das políticas púbçlicas de saúde, á luz da democracia.

O III Encontro de Núcleos, foi realizado com apoio total e exclusivo do Axé Ile Oiya Dode, dirigido pelo Babalorixá Wagner de Oiyá. Entre os principais encaminhamentos está a participação da Rede no Fórum UNGASS em Campinas, no mês de Novembro,a pactuação de uma agenda alusiva ao Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos em Dezembro, a organização da Jornada da Rede em Fevereiro de 2009 e a organização dos núcleos pra a ída ao Seminário Paulista, em Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores