Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







sábado, 27 de fevereiro de 2010

Bragança Paulista será cidade sede do V Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde




Por ocasião do Dia Mundial para Eliminação da Discriminação Racial, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Estado de São Paulo e o GVTR/Grupo de Valorização do Trabalho em Rede, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bragança Paulista convida para o V Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

O matriarcado e as várias possibilidades de intervenção a partir do universo feminino, liderado pelos ancestrais femininos no que tange as questões de saúde pública, configuram-se no eixo central do seminário: “ As comunidades tradicionais de terreiro valorizando a mulher e a família.”

O objetivo de tão importante reunião entre Sacerdotes, Sacerdotisas e adeptos de Religiões Afro-Brasileiras, educadores, pesquisadores, lideranças de movimentos sociais, gestores e profissionais de saúde e, afins, é o monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde no Brasil, no Estado de São Paulo e municípios, considerando a importância das práticas, saberes, valores e princípios das religiões afro-brasileiras para a atenção, promoção e humanização da saúde, e a importância dos recortes de gênero, cor/raça e etnia para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra. É ainda objetivo deste seminário o fortalecimento das comunidades tradicionais de terreiro com atuação no campo da saúde pública e em consonância com os princípios e diretrizes do SUS e a lei 8142 de 1990.

O evento acontecerá dia 21 de Março, entre 08h e 17h, na Diretoria de Ensino, Centro de Bragança Paulista

As inscrições devem ser enviadas até o dia 15 de Março de 2010 em formulário próprio do evento aos cuidados da Comissão Organizadora ao correio virtual: gvtr_secretaria@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores