Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Valorização da mulher e da família será tema de seminário da Rede São Paulo



A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - São Paulo informa que a V edição do Seminário Paulista acontecerá entre 20 e 21 de Março de 2010, na cidade de Bragança Paulista.
Neste momento em que a Rede comemora o avanço de sua parceria com a gestão local, espera-se pela contribuição de todos os atores envolvidos, para que a Agenda Política do evento possa atender as expectativas de todos.
Sacerdotes, Sacerdotisas e membros das comunidades tradicionais de terreiro, além de acadêmicos, gestores e profissionais de saúde e afins, estão entre os esperados pela comissão organizadora.
O seminário, dedicado ao tema religiões afro-brasileiras e saúde pretende discutir a interface existente entre as diferentes agendas do Sistema Único de Saúde e as instituições dedicadas a questões como gênero, saúde sexual e reprodutiva, relações étnico-raciais, o impacto do racismo na saúde, intolerância religiosa, matriarcado,cooperação para combate a doenças e controle social das políticas públicas de saúde. Para a comissão responsável pelo evento, o evento deve ainda indicar um plano de ação para fortalecer e ampliar a parceria e as comunidades de terreiro, nos municípios e, em áreas temáticas como a Atenção Básica, que por sua vez deve ser um dos focos do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores