Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 3 de setembro de 2009

15 ANOS DE CIPD

15 ANOS DE CIPD:
Todo mundo junto, porque cada pessoa conta!...

Neste mês de setembro, populações do mundo todo comemoram os 15 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD). Realizada em 1994, na cidade do Cairo, sob os auspícios das Nações Unidas, ela se tornou um dos mais importantes compromissos mundiais a favor dos direitos humanos.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Divisão de População do Departamento das Nações Unidas para Informação e Análise Política Econômica e Social compuseram seu secretariado.

Mais de 180 países participaram das negociações para finalizar um Programa de Ação de 20 anos na área de população e desenvolvimento. Também chamado de Consenso do Cairo, esse programa foi adotado por aclamação e enfatiza as interações entre população e desenvolvimento, focando o atendimento das necessidades de pessoas (mulheres e homens), em vez de metas demográficas.

O Programa de Ação do Cairo fundamenta-se na defesa dos direitos humanos de todas as pessoas. Assim, sob esse enfoque, as pessoas com deficiências também ganharam voz e começaram a ter seus direitos reconhecidos.

Confira estas e outras notícias no site do Fundo de População das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores