Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

As mulheres novamente...

Oi pessoal,

Um novo grupo de Mulheres Negras está surgindo em Salvador, com o objetivo de contribuir para a articulação de negras em rede e de eleger outras mulheres negras em todos os espaços de disputa de poder, muitas meninas/jovens/senhoras/mulheres de peso estão neste grupo e nossas ações estrão em breve disponíveis no endereço abaixo.

Por enquanto queremos saber sua opinião sobre essa idéia e sobre o nosso Blog, então, por favor assinem se aprovarem a idéia ou visitem o Blog e nos dê um retorno. O endereço é www.molimnra.blogspot.com


Contribuição de Molimnbra.
por Professora Denize Ribeiro - Salvador

Valorização da mulher e da família será tema de seminário da Rede São Paulo



A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - São Paulo informa que a V edição do Seminário Paulista acontecerá entre 20 e 21 de Março de 2010, na cidade de Bragança Paulista.
Neste momento em que a Rede comemora o avanço de sua parceria com a gestão local, espera-se pela contribuição de todos os atores envolvidos, para que a Agenda Política do evento possa atender as expectativas de todos.
Sacerdotes, Sacerdotisas e membros das comunidades tradicionais de terreiro, além de acadêmicos, gestores e profissionais de saúde e afins, estão entre os esperados pela comissão organizadora.
O seminário, dedicado ao tema religiões afro-brasileiras e saúde pretende discutir a interface existente entre as diferentes agendas do Sistema Único de Saúde e as instituições dedicadas a questões como gênero, saúde sexual e reprodutiva, relações étnico-raciais, o impacto do racismo na saúde, intolerância religiosa, matriarcado,cooperação para combate a doenças e controle social das políticas públicas de saúde. Para a comissão responsável pelo evento, o evento deve ainda indicar um plano de ação para fortalecer e ampliar a parceria e as comunidades de terreiro, nos municípios e, em áreas temáticas como a Atenção Básica, que por sua vez deve ser um dos focos do encontro.

Celso Ricardo Monteiro é o novo Coordenador Adjunto do Programa Municipal de DST/AIDS, informa Prefeitura de São Paulo



A estrutura administrativa do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo terá a partir do início deste ano um Coordenador Adjunto para auxiliar as atividades de sua Coordenadora, Maria Cristina Abbate. O responsável por esta função será Celso Ricardo Monteiro, também conhecido como Pai Celso. Esta mudança segue o modelo bem sucedido que já é implementado no Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo e no Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Celso Ricardo Monteiro trabalha no Programa Municipal desde o início de 2009, período em que coordenou o setor de prevenção. No entanto, seu envolvimento na luta contra a Aids já ultrapassa dez anos. Ocupando uma série de espaços de controle social representando diferentes organizações e movimentos sociais da área da saúde e especificamente da área de DST/Aids. Ao longo dos anos, vem fazendo pontes entre diferentes movimentos e organizações, com vistas para a promoção e a humanização da saúde.

Iniciou seu envolvimento com a questão da Aids quando era membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da População Negra no Estado de São Paulo nos anos 1990. As discussões naquele espaço mostraram que era preciso capacitar as lideranças de religiões de matrizes africanas para trabalhar no terreno da prevenção e da assistência às pessoas vivendo com doenças sexualmente transmissíveis e Aids. Dessa necessidade surgiu a Organização Não-Governamental Grupo de Valorização do Trabalho em Rede (GVTR) que em 2001 passou trabalhar em cooperação com o Programa Estadual de DST/Aids nas atividades com religiões afro-brasileiras. Atuando nesta área, no cenário político nacional, contribuiu ainda com a criação da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, organização que conta com representação em 20 Estados brasileiros, e com a criação da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra.

Entre 2003 e 2005, Celso Ricardo foi representante dos usuários no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo, sendo que em dezembro de 2005 foi Coordenador Adjunto da 13ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo. No ano seguinte assumiu, representando os movimentos de luta contra a Aids, a coordenação da Comissão Municipal de DST/Aids da cidade, cargo que deixou ao assumir a função de Assessor Técnico do Programa Municipal.

Ele também participou da Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e da Comissão de Educação Permanente em Controle Social do SUS no Conselho Nacional de Saúde.

Seguidores