Bem-vindo ao Blog da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo SP

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde trabalha na perspectiva da construção de políticas públicas para a saúde integral sda sociedade brasileira, considerando as epecificidades do povo de terreiro. Sua missão é a luta pelo direito humano à saúde com ênfase nas questões de gênero e raça.

Aqui você encontrará informações sobre as demandas e a atuação das comunidades tradicionais de terreiro no universo da saúde pública. Questões como saúde da população negra, saúde da mulher, humanização, atenção, prevenção e assistência, entre outras, são disponibilizadas aqui por especialistas e lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo.

O reconhecimento das comunidades tradicionais de terreiro como núcleos de promoção de saúde e, a releitura de temas como liberdade religiosa, laicidade, o impacto do racismo na saúde, partipação popular, controle social e a necessidade de maior cooperação entre o Estado e as Religiões Afro-Brasileiras são alguns dos pontos que nos mobilizam na busca pela garantia do direito humano a saúde. A Rede é composta dos Sacerdotes, Sacerdotisas e iniciados de diferentes tradições de matrizes africanas em todo o país. Para falar com a Rede, envie e-mail para saudenoterreiro@yahoo.com.br

Confira as notícias da Rede em todo país em:

http://www.religrafosaude.blogspot.com







quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Seminário sobre laicidade do Estado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Em agosto de 2008, a convite do deputado Roberto Felício, tive o prazer de fazer parte do seminário "Estado, Religião e Desenvolvimento: A intolerância Religiosa nas veias do Estado Laico", do qual ele também participou, além de outras figuras importantes do meio, tais como Pai Celso de Oxaguián, Ester Almeida, Babalorixá Rosevaldo de Oxumaré e a Iyalorixá Maria Cristina Martins. O público-alvo eram sacerdotes, sacerdotisas e adeptos de religiões afro-brasileiras e outras tradições, religiões e filosofias; lideranças de movimentos sociais, pesquisadores de diferentes áreas e instituições de pesquisa, gestores, educadores e pessoas afins.

Infelizmente, apenas alguns trechos do evento foram registrados, mas eles estão disponíveis online em diversos sites. Esperamos que eventos desse tipo sirvam para trazer à discussão pública o importante tema do Estado Laico, e especialmente suscitar as ações enérgicas que são necessárias para que esse Estado se torne verdadeiramente laico em breve.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

UNFPA adere á Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra

O dia 27 de Outubro foi eleito por entidades do movimento social negro, gestores públicos e trabalhadores da saúde como o DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA.

Segundo os organizadores, há várias formas de se participar da mobilização: organizando debates públicos, rodas de conversa, encontros com movimento sociais, gestores e profissionais de saúde, garantindo que as necessidades e demandas da população negra sejam contempladas.

A mobilização também visa discutir formas de promover a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, aprovada em novembro de 2006 e pactuada entre gestores das três esferas de governo em abril de 2008.

O documento fornece ferramentas para a efetivação dos princípios da universalidade, integralidade, equidade, participação e descentralização do SUS. Além disso, apresenta estratégias e ações para a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção em saúde oferecida à população negra nas áreas urbanas e rurais de todo o país.

Informações

José Marmo da Silva - semireligrafo3007@yahoo.com.br
Celso Ricardo Monteiro - gvtr@brfree.com.br
Comitê executivo da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra: redesaudenegra@gmail.com

Fonte: Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra:
Blog - www.rededaudedapopulcaonegra.blogspot.com

África em Movimento: seminário internacional discute interconexões e desconexões de saberes ao sul

Axé Ile Oyá Dode recebe representantes da Rede em São Paulo durante o III Encontro de Núcleos


São Vicente foi a cidade sede do III Encontro de Núcleos da Rede, realizado entre 16 e 17 de Outubro.

A criação do espaço de diálogo entre os Núcleos da Rede, legitíma as ações e a fala da Rede no Estado de São Paulo, o que é considerado pela equipe como o maior de todos os resultados obitidos até dado momento. Antes, quando apresentada ás lideranças de comunidade de Terreiro, a Rede contava com quatro municípios envolvidos neste processo em São Paulo(em 2004, quando os religiosos participaram no Rio de Janeiro de Oficina para Capacitação de Coordenadores de núcleos).

Atualmente a Rede comemora a marca de 20 cidades membros, com ações á cerca do tema saúde no terreiro, independente do cenário político em que cada uma está envolvida.


As ações da Rede Nacional buscam cotidianemante a ampliação de debate sobre, o conceito de cidadania da população brasileira como um todo e nela, as questões de controle social das políticas púbçlicas de saúde, á luz da democracia.

O III Encontro de Núcleos, foi realizado com apoio total e exclusivo do Axé Ile Oiya Dode, dirigido pelo Babalorixá Wagner de Oiyá. Entre os principais encaminhamentos está a participação da Rede no Fórum UNGASS em Campinas, no mês de Novembro,a pactuação de uma agenda alusiva ao Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos em Dezembro, a organização da Jornada da Rede em Fevereiro de 2009 e a organização dos núcleos pra a ída ao Seminário Paulista, em Piracicaba.

Você conhece?

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde publica diariamente as suas ações no Blog organizado pela Secretaria Execeutiva.

Você conhece?

O endereço do blog é http://www.religrafosaude.blogspot.com

Acesse e informe-se!

Plenária Estadual de Entidades e Movimentos Populares do Estado de São Paulo se reunirá em 15 de Novembro

Plenária Estadual de Entidades e Movimentos Populares de Saúde do Estado de São Paulo


CONVITE

A Coordenação da Plenária Estadual de Entidades e Movimentos Populares de Saúde do Estado de São Paulo, eleita em 21 de Junho de 2008, vem por meio deste, convidar todos os participantes deste Fórum acima citado, para a sua reunião bimestral ordinária. A mesma ocorrerá no dia 15 de Novembro de 2008 às 10:00 horas, na Rua Cardeal Arcoverde nº 119 – São Paulo – SP. Este local fica próximo à estação Clínica do Metrô. Esta reunião foi transferida do dia 25/10/2008 para a data acima, em razão do 2º turno das eleições. A Coordenação espera contar com o comparecimento de todos, e desde já agradece à sua participação.

PAUTA:

1 - Deliberar Sobre a Suspensão da Reunião Plenária de Dezembro;
2 - Deliberar Sobre a Lista de Presença Nominal para os Coordenadores e Cons. Estaduais;
3 - Modelo de Organização Regional para Entidades e Mov. Pop. Saúde do Est. de São Paulo;
4 - Articulação da Delegação de São Paulo Na Plenária Nacional de 26 a 28 /11/ 2008.

Fórum fortalece parcerias entre Organizações Baseadas na Fé e UNFPA


Fórum fortalece parcerias entre Organizações Baseadas na Fé e UNFPA

A discussão de temas como aids e violência de gênero, além da presença de líderes religiosos e especialistas de todo o mundo devem marcar o “Fórum Global para o Fortalecimento de Parcerias com Organizações Baseadas na Fé”, de 20 a 21 de outubro na Turquia.


O fórum, que tem como objetivo discutir formas de solidificar e incrementar as parcerias entre grupos religiosos e o UNFPA, é o ponto alto de um ciclo de quatro importantes fóruns regionais sobre o tema, que aconteceram durante 2007 e 2008 na África, Ásia, Estados Árabes e América Latina e Caribe.

Nesses encontros regionais, o UNFPA e Organizações Baseadas na Fé exploraram maneiras de implementar e alcançar os objetivos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (1994) e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000). Os participantes compartilharam experiências e idéias sobre como a fé pode auxiliar no enfrentamento de temas como a violência contra as mulheres, mortalidade materna, HIV, aids e migração, entre outros.

Saiba Mais:http://www.unfpa.org.br/Noticias/Arquivo/nws_gruposreligiosos.html

Secretário Executivo da Rede comunica: o seminário nacional será em Natal

Prezados e prezadas

Em minha viagem para Natal resolvemos voltar renegociar a realização do VII Seminário Nacional na cidade de Natal, na praia de Ponta Negra. Fiquei muiio feliz de ver o potencial de Edilzenira, coordenadora do Núcleo Natal da Rede.

Ela acompanhou-me nas visitas aos hotéis e locais para verificarmos quais as reais possibilidades do seminário acontecer, uma vez que temos cada vez mais pessoas inseridas na Rede e vários núcleos novos.

Natal é uma cidade encantadora e com boa infra-estrutura de hotéis e pousadas, o que favorece a realização do evento. Estamos iniciando as negociações mas já gostaria de avisar aos responsáveis e coordenadores dos Núcleos da Rede que é importante que todas e todos consigam suas passagens aéreas ou de ônibus para chegar ao local.

Estamos tentando hospedagem para cada coordenador de núcleo, mas ainda não está nada certo. Dias antes do seminário nacional teremos um encontro nacional da juventude dos terreiros(somente para os núcleos que já realizaram os encontros da juventude municipais ou estaduais).

Enfim queria compartilhar com todos e todas essa noticia. Mas lembrem-se estamos ainda em fase de negociação, nada é certo.

Abração.

José Marmo da Silva/Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Como ainda temos tempo é importante que cada um/uma de voces comecem as negociações com as Secretarias de Saúde solicitando passagens.

A REDE NAS AÇÕES INTERNACIONAIS


Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras participa de Consulta em Istambul na Turquia



Com apoio do Fundo de População das Nações Unidas/UNFPA, Mãe Nalva de Oxum,coordenadora do Núcleo Belém da Rede, participa da Consulta Redução da Mortalidade Materna e da Violência de Gênero realizada de 19 a 22 de outubro em Istambul.


Mãe Nalva de Oxum participou meses atrás de outra Consulta em Buenos Aires, representando o Secretário Executivo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras, com o objetivo de abordar as questões da tradição religiosa afro-brasileira referentes ao tema.


Mãe Nalva ,além de desenvolver importante trabalho em Belém ,vem representando a Rede em vários eventos internacionais.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

27 De Outubro - Dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra

Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra


--------------------------------------------------------------------------------
O dia 27 de Outubro foi eleito por entidades do movimento social negro, gestores públicos e trabalhadores da saúde como o DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA.

Segundo os organizadores, há várias formas de se participar da mobilização: organizando debates públicos, rodas de conversa, encontros com movimento sociais, gestores e profissionais de saúde, garantindo que as necessidades e demandas da população negra sejam contempladas.

A mobilização também visa discutir formas de promover a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, aprovada em novembro de 2006 e pactuada entre gestores das três esferas de governo em abril de 2008.

O documento fornece ferramentas para a efetivação dos princípios da universalidade, integralidade, equidade, participação e descentralização do SUS. Além disso, apresenta estratégias e ações para a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção em saúde oferecida à população negra nas áreas urbanas e rurais de todo o país.

Informações

José Marmo da Silva - semireligrafo3007@yahoo.com.br
Celso Ricardo Monteiro - gvtr@brfree.com.br
Comitê executivo da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra: redesaudenegra@gmail.com

Fonte: Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra

Capela em Hospital de Porto Alegra passa á ser espaço inter-religioso

CONVITE


A CEPPIR-GHC tem a honra de convidá-lo, para o I ENCONTRO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA,á realizar-se no dia 17 de outubro de 2008 ás 15 horas, quando será lançada a participação dos Religiosos de Matriz Africana no espaço inter-religioso do Hospital Cristo Redentor. Esta é uma conquista histórica e sem precedentes no Brasil, fruto de uma construção conjunta com lideranças de Matriz africana que garante a livre expressão religiosa e acentua a condição Laica do estado.
Salientamos que é a 1ª Instituição de Saúde no Brasil, a abrir um espaço Inter-religioso com a presença das religiões de Matriz Africana.

CEPPIR-GHC
CEDRAB-RS
COMUNIDADE TERREIRA ILE AXÉ IYEMONJA OMI OLODO
COMUNIDADE TERREIRO ILE SALAH ABA IRETI AGANDJU IBEIJS OLA SÌ BO
REDE NACIONAL DE RELIGIÕES AFRO BRASILEIRA E SAÚDE – NUCLEO RS



Ana do Carmo da Silva Honorato José Pedro Silva da Luz
Coordenadora do CR. Participação Cidadã Gerente de Recursos Humanos

Contibuições de Jornalistas para o combate ao racismo em Alagoas

O blog da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) encontra-se atualizado.

Acesse: www.cojira-al.blogspot.com

A Rede avança no Estado de São Paulo

Nesta semana a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde dará mais um importante passo no Estado de São Paulo. A realização do III Encontro de Núcleos da Rede tem como objetivo a organização das comunidades de Terreiro, no que tange ás questões de saúde pública e sua interface com as temáticas saúde no terreiro e saúde da população negra.

O Encontro de Núcleos é um espaço de diálogo entre os coordenadores de núcleos criados em São Paulo, entre 2005 e 2008. Neste espaço, deve se dar a avaliação das ações, das parcerias e ao mesmo tempo o posicionamento da Rede sobre determinadas pautas relacionadas ao seu cotidiano, quer seja no espaço das comunidades em que está, ou nas políticas de saúde do espaço global, o que envolve o cenário internacional.

Entre 16 e 17 de Outubro, a Rede reunirá mais uma vez, o seu Colegiado de Pontos Focias,para discutir as questões que marcam o seu trabalho contínuo e deste encontro espara-se pelo posicionamento político dos Terreiros para o avanço da saúde pública. Entre as várias pautas, os religiosos discutirão as suas contribuições á Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, as suas impressões sobre o Fórum UNGASS, a atuação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por meio dos Comitês Técnicos de Saúde da População Negra e a parceria dos Núcleos com as varias Secretarias Municipais de Saúde.

A programação do encontro pode ser conferida abaixo.

Para maiores informações: telefone (11) 8219-5595 ou e-mail saudenoterreiro@yahoo.com.br


III Encontro de Núcleos da
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Estado de São Paulo

São Vicente, 16/17 Outubro de 2008.

Ilê Axé Oiyá Dode.


16 de Outubro de 2008


12h. Acolhimento.

Boas vindas.
Orações aos Deuses e Ancestrais.
Saudações do Anfitrião - Babalorixá Wagner Costa de Oyá/Rede Núcleo São Vicente.
Apresentação dos presentes – Dinâmica do Fósforo.
Acolhida á novos membros da Rede.



Apresentação da série de vídeos Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (III Seminário Paulista/UNICID, 2007).

Apresentação do Blog da Rede – São Paulo.



13h30. Painel Religiões Afro-Brasileiras e Humanização da Saúde: a arte de cuidar de bem no Terreiro e no SUS.



1. Conceito de Rede e a organização da comunidade de terreiro para a eficiência do Sistema Único de Saúde no Brasil – Babalorixá Celso Ricardo Monteiro/Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra.

Debates/ Coordenação: Airton Lourenço de Ogún – Secretaria Municipal de Saúde de Bertioga.

15h30. Intervalo



16h. Roda de conversa: avaliação da agenda da Rede depois do II Encontro de Núcleos/Bertioga – Junho de 2008 (O que pactuamos e o que fizemos).



Apresentações dos núcleos.


19h. Jantar de confraternização.


17de Outubro de 2008

08h30. Café da manhã – Orações aos Deuses e Ancestrais.

Sessão de Informes e inclusão de pautas.

- Sobre os espaços de controle social em que a Rede tem assento:


I. GT População Negra e AIDS – Comitê Técnico Regional de SPN da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

II. Comitê Técnico de Saúde da População Negra Regional – Litoral Costa da Mata Atlântica.

III. GT Religiões – Coordenação Estadual de DST/AIDS;

IV. Fórum UNGASS;

V. CAMS – Programa Nacional de DST/AIDS;

VI. Comissão Inter-setorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS/Conselho Nacional de Saúde;

VII. Comissão Municipal de DST/AIDS – Conselho Municipal de Saúde/SP (GVTR).



Outros informes.


10h. Intervalo

10h30. Retomando os trabalhos na volta pra casa:


1. Ações em saúde nas cidades – parcerias com o governo local em 2009.

2. Avanços e Desafios dos Núcleos, pós Bertioga/Junho de 2008.

3. IV Seminário Paulista – Piracicaba.

4. Mobilização nacional pró-saúde da população negra/Outubro, 2008.



12h. Almoço

13h. Roda de conversa


Pautas:
1. Comunicação.

2. Organização da Rede no Estado de São Paulo.

3. 2009: A parceria da Rede com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


17h - Encerramento – louvações aos Deuses e Ancestrais.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

RUMO Á PIRACICABA: o IV Seminário Paulista reunirá religiosos, pesquisadores, profissionais e gestores da saúde e da cultura




Reunião ampliada da Rede, realizada em Piracicaba definiu a programação final do IV Seminário Paulista.

O seminário está destinado á ampliação qualitativa do debate sobre a promoção da equidade em saúde e a valorização das práticas e conceito de saúde no extra-muro da universidade e do governo, ampliado.O diálogo em saúde com olhar das comunidades de Terreiro, em busca de respeito e atenção por parte do Sistema Único de Saúde, dever reunir como tem sido historicamente, Sacerdotes, Sacerdotisas e adeptos de diferentes religiões afro-brasileiras praticadas no Estado de São Paulo, lideranças de diferentes movimentos sociais, pesquisadores membros da comunidade científica, profissionais e gestores de saúde, além de outros interessados, como informa a comissão organzidora.

O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba e acontecerá na Faculdade de Odontologia de Piracicaba entre 28 e 30 de Novembro de 2008.

Confira abaixo a programação.

IV Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

Piracicaba – 28/30 de Novembro.
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP.

Programação - 28 de Novembro: sexta-feira
14h – Acolhimento/Credenciamento.

Simultâneo – Exibição do Documentário “Dança das Cabaças – Exú no Brasil”


Abertura solene.
16h – Cerimônia Inter-religiosa: em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra AIDS.

16h30 Mesa de Honra.
Execução do Hino Nacional – Execução do Hino de Piracicaba.
Pronunciamento das autoridades.

18h – Mesa Redonda: Religiões Afro-Brasileiras, Ancestralidade, Descendência e o desenvolvimento sócio-político-econômico das cidades.

21h – Lançamentos.
Coquetel de confraternização.

Programação – 29 de Novembro/sábado.

08h: Recepção – café da manhã.

08h30: Orações aos Deuses e Ancestrais.

09h - Religiões Afro-Brasileiras nos 20 anos do SUS: subsídios da comunidade de Terreiro para promoção da equidade, da integralidade e da universalidade.


10h30 - Diálogos em saúde coletiva: oficinas temáticas.

Espaço Mãe Beata de Iemanjá.
Eixo: Integralidade, Iemanjá e a Saúde Mental: minha cabeça é meu mundo.

Espaço Mãe Ivanize de Xangô.
Eixo: Universalidade e participação da comunidade no sistema único de saúde.

Espaço Vó Dijanira do Cobra Coral.
Eixo: A arte de cuidar bem: benzimentos, guentos, beberagens e ebós para a promoção da saúde nas comunidades de Terreiro.

Espaço Mametu Kaiyandewa.
Eixo: Educação em Saúde, Tradição e oralidade: o poder da palavra, a saúde do corpo e da alma.

Salão Nobre.
Eixo: Equidade, AIDS e Racismo – a parceria da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde com a Universidade Federal do Maranhão.


16h: Roda de Conversa: Gestão, Serviços e Terreiros á serviço da promoção da saúde, da atenção e do cuidado;

19h – Confraternização.


Programação – 30 de Novembro/sábado.

09h – Mesa Redonda: Humanização e promoção da saúde espiritual, física e social.

10h30 - Plenária final.

12h30 – Solenidade de encerramento: Entrega do Presente de Oxum nas águas do Rio de Piracicaba.

Fuxico de Terreiro

Prezados (as):

Venho comunicar que o blog do Projeto Fuxico de Terreiro, está morando em nova casa e tem novidades:quer saber sobre a História da África,está lá ! Curiosidades, poesias, crônicas, convites, eleições e opiniões dos internautas estão lá.
Estamos esperando suas visitas, deixe seu comentário,sua crítica e as contribuições que nos tem enviado, nós postamos!@
A Casa é Sua !
Queremos continuar construindo o espaço eletrônicos do nosso Axé de Fala!
Sejam internautas interativos!

http://fuxicodeterreiro.blogspot.com, Muito Axé
Klau de Sapatá - Yalorixá do Ylê Araxá de Olocum-Reino de Xapanã e Oxum
Claudete Costa/Jornalista(reg.prof.12200)

SEPPIR INFORMA: Brasil passa a integrar a Rede Ibero-americana de Organismos e Organizações contra a Discriminação


Em recente visita oficial a Buenos Aires, o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, aceitou em nome do Governo brasileiro o convite para que o país passe a integrar a Rede Ibero-americana de Organismos e Organizações contra a Discriminação (RIOOD). Brasil e Paraguai foram convidados a participar da Rede durante o seminário internacional sobre Boas Práticas Contra a Discriminação, realizado na capital Argentina por iniciativa do Instituto Nacional Contra La Discriminación la Xenofobia y El Racismo (INADI).

Criada em outubro de 2007, a Rede é composta por órgãos de governo, organismos internacionais e organizações não-governamentais de Portugal e de 12 países da América Latina, reunidos com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional na luta contra todas as formas de discriminação no ambiente ibero-americano.

LEIA MAIS EM DESTAQUE SEPPIR:
http://www.planalto.gov.br/seppir/informativos/destaque.htm

Simpósio Gaúcho de DST tem sua segunda edição

São Vicente será sede do III Encontro de Núcleos da Rede

O Ile Asé Oiyá Dodê, dirigido pelo Babalorixá Wagner de Oiyá, Coordenador da Rede no Litoral Costa da Mata Atlântica, será sede do III Encontro de Núcleos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

O evento é uma reunião do Colegiado de Pontos Focais e tem como objetivo a organização da Rede no que tange as pautas em questão, todas associadas á temática saúde da população negra e saúde no terreiro. Na ocasião, a Rede irá também deliberar sobre questões relacionadas á sua agenda política rumo ao IV Seminário Paulista, que este ano acontecerá em Piracicaba, no mês de Novembro.

Confira abaixo a programação preliminar do Encontro de Núcleos:


III Encontro de Núcleos da
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Estado de São Paulo

Programação Preliminar


São Vicente, 16/17 Outubro de 2008.



16 de Outubro de 2008


11h. Acolhimento.

Almoço de boas vindas.
Orações aos Deuses e Ancestrais.
Saudações do Anfitrião - Babalorixá Wagner Costa de Oyá/Rede Núcleo São Vicente.
Dinâmica do Fósforo.

Apresentação da série de vídeos Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (III Seminário Paulista/UNICID, 2007).

13h30. Painel Religiões Afro-Brasileiras e Humanização da Saúde: a arte de cuidar de bem no Terreiro e no SUS.

1.Projeto Xirê/Prevenção de AIDS na Roda dos Orixás – desafios, solidariedade e parceria entre os Terreiros e o SUS na cidade de São Paulo: Iyalorixá Cristina Martins de Oxum/GVTR.

2.Conceito de Rede e a organização da comunidade de terreiro junto ao Sistema Único de Saúde no Brasil – Babalorixá Celso Ricardo Monteiro/Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra.

Debates/ Coordenação: Airton Lourenço de Ogún – Secretaria Municipal de Saúde de Bertioga.

15h30. Intervalo

16h. Roda de conversa: avaliação da agenda da Rede depois do II Encontro de Núcleos/Bertioga – Junho de 2008 (O que pactuamos e o que fizemos).

Apresentações dos núcleos.


19h. Jantar de confraternização.



17 de Outubro de 2008


08h30. Café da manhã – Orações aos Deuses e Ancestrais.

Sessão de Informes e inclusão de pautas.

- Sobre os espaços de controle social em que a Rede tem assento:

I. GT População Negra e AIDS – Comitê Técnico Regional de SPN da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

II. Comitê Técnico de Saúde da População Negra Regional – Litoral Costa da Mata Atlântica.

III. GT Religiões – Coordenação Estadual de DST/AIDS;

IV. Fórum UNGASS;

V. CAMS – Programa Nacional de DST/AIDS;

VI. Comissão Inter-setorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS/Conselho Nacional de Saúde;

VII. Comissão Municipal de DST/AIDS – Conselho Municipal de Saúde/SP (GVTR).

Outros informes.


10h. Intervalo

10h30. Retomando os trabalhos na volta pra casa:

1.Ações em saúde nas cidades – parcerias com o governo local em 2009.

2.Avanços e Desafios dos Núcleos, pós Bertioga/Junho de 2008.

3.IV Seminário Paulista – Piracicaba.

4.A Contribuição dos Terreiro para a Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra/27 de Outubro, 2008.

12h. Almoço


13h. Roda de conversa


Pautas:

1.Comunicação.

2.Organização da Rede no Estado de São Paulo.

3.2009: A parceria da Rede com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Encerramento – louvações aos Deuses e Ancestrais.

MAIORES INFORMAÇÕES: saudenoterreiro@yahoo.com.br ou gvtr_secretaria@terra.com.br

Seguidores